Apresentação

O Grupo de Óxidos Semicondutores (GOx) é formado oficialmente em 2017 com seu cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa no CNPq. Sua origem remonta a trabalhos  desenvolvidos pelo Prof. Marcio Peron Franco de Godoy em conjunto com colaboradores e estudantes nos anos anteriores e projetos que originaram os laboratórios de síntese e de micro-fotoluminescência (FAPESP 13/17657-2 e 16/10973-4).

Nosso foco é o desenvolvimento de óxidos semicondutores, tais como ZnO, CuO, CdO, Mn3O4, Co3O4, dentre outros, que são interessantes tanto para a investigação de fenômenos de física básica, integrando as linhas spintrônica-plasmônica-eletrônica-fotônica, como para aplicações em dispositivos diversos, tais como células solares, memórias ópticas, sensores e emissores de luz e sensores de gases.

Além de ótimas colaborações internacionais, neste grupo há um esforço para o estabelecimento de uma infra-estrutura nacional independente em um campo de pesquisa subordinado a amostras internacionais. Nossos trabalhos repercutem em congressos e revistas internacionais indexadas na área de física, física aplicada e de materiais, colaborando para a ampliação das fronteiras do conhecimento em temas relacionados à estrutura cristalina, propriedades ópticas e desenvolvimento de funcionalidades em óxidos semicondutores.